lollardo - Definition. Was ist lollardo
Diclib.com
Wörterbuch ChatGPT
Geben Sie ein Wort oder eine Phrase in einer beliebigen Sprache ein 👆
Sprache:

Übersetzung und Analyse von Wörtern durch künstliche Intelligenz ChatGPT

Auf dieser Seite erhalten Sie eine detaillierte Analyse eines Wortes oder einer Phrase mithilfe der besten heute verfügbaren Technologie der künstlichen Intelligenz:

  • wie das Wort verwendet wird
  • Häufigkeit der Nutzung
  • es wird häufiger in mündlicher oder schriftlicher Rede verwendet
  • Wortübersetzungsoptionen
  • Anwendungsbeispiele (mehrere Phrasen mit Übersetzung)
  • Etymologie

Was (wer) ist lollardo - definition

Lollards; Lolardo; Lolardos; Lollard; Lollardos; Lollardo

lollardo         
adj (hol med lollaerd) Relativo ao lollardismo
sm
1 Membro de uma sociedade semimonástica para o tratamento de doentes e enterro de mortos, que se originou na Antuérpia por volta de 1300.
2 Sequaz de Wyclif, nos séculos XIV e XV.
Lollardismo         
O lollardismo foi um movimento político e religioso dos finais do século XIV e inícios do século XV em Inglaterra. Foi inicialmente liderado por John Wycliffe, um teólogo católico que foi demitido da Universidade de Oxford em 1381 por críticas à Igreja Católica Romana.
lollardismo         
sm (lollardo+ismo)
1 Movimento religioso e agrário-social, iniciado por Wyclif, na Inglaterra e Escócia, no século XIV.
2 Princípios e doutrinas dos lollardos.

Wikipedia

Lollardismo

O lollardismo foi um movimento político e religioso dos finais do século XIV e inícios do século XV em Inglaterra. Foi inicialmente liderado por John Wycliffe, um teólogo católico que foi demitido da Universidade de Oxford em 1381 por críticas à Igreja Católica Romana. A síntese de suas idéias está nas "Doze Conclusões dos Lollardas".

O termo provavelmente deriva de uma palavra que em holandês equivale à "murmurador".

Foi um apelido depreciativo dado a pregadores liderados por John Wycliffe.

Em meados do século XV, "lollard" passou a designar os hereges na Inglaterra.

Em 1387, ocorreu o primeiro uso oficial do termo na Inglaterra em um mandato do Bispo de Worcester contra cinco "pobres pregadores".

Entre as suas principais doutrinas estavam que a devoção era um requerimento para que um padre fosse um "verdadeiro" padre ou que levasse a cabo os sacramentos, e que o leigo devoto tinha o poder de executar os mesmos ritos, acreditando que o poder religioso e a autoridade resultam da devoção e não da hierarquia da Igreja. Ensinava o conceito da "Igreja dos salvados", significando que entre a verdadeira Igreja de Cristo era a comunidade dos fieis, que tinha muito em comum mas não era o mesmo que a Igreja oficial de Roma. Ensinou uma determinada forma de predestinação. Advogava a pobreza apostólica e a taxação das propriedades da Igreja Católica. Negava a transubstanciação em favor da consubstanciação.